
O italiano Luigi Caloi desembarcou no Brasil e começou a trilhar seu sonho: ele fundou a Casa Luiz Caloi, que importava bicicletas do mercado europeu.
1898 – Nasce a marca Caloi no Brasil, pelo italiano Luigi Caloi, com a importação de bicicletas vindas da Europa.
A dificuldade de importar peças na época da Segunda Guerra fez com que a Caloi desse início à sua produção nacional. Em 1945, foi inaugurada a primeira fábrica da Caloi, no bairro paulistano do Brooklin. Era inaugurada a primeira fábrica de bicicletas do Brasil.
Não esqueça a minha Caloi
A geração de 70 nasceu com um pedal da Caloi no pé. Foi nessa década que aconteceu o primeiro Passeio da Primavera (evento que chegava a reunir 80 mil pessoas em um mesmo dia!), o lançamento da Caloi 10 e aquela campanha que marcou memórias: Não esqueça a minha Caloi.
Em 72 nasceu a Caloi 10, um dos modelos mais queridos do Brasil. Foi a primeira bicicleta de 10 marchas do País: uma bike esportiva, com o guidão rebaixado, que revolucionou toda uma geração.
A Caloi inaugurou mais uma fábrica no País, no Polo Industrial de Manaus. Com essa base, lançou outro sucesso de vendas: a Mobylette.
1975 - A Caloi inaugura a sua fábrica em Manaus, destinada a produtos de maior valor agregado.Foi em 78 que a primeira peça da campanha "Não esqueça a minha Caloi" surgiu, com o personagem Zigbim, que incentivava a garotada a lembrar de um presente... que não foi esquecido até hoje.
Esse ano foi marcado também pelo lançamento do modelo Calo Ceci, uma bike feita especialmente para as mulheres.
Caloi Tunada: